Por dentro do Museu Nacional no Google Arts & Culture

No dia 2 de setembro de 2018, um incêndio destruiu o Museu Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, que abrigava uma das maiores coleções de história natural do mundo. Cerca de 20 milhões de peças foram atingidas pelo fogo, incluindo artefatos indígenas, fósseis de dinossauros e o mais antigo esqueleto humano encontrado nas Américas.

O Google Arts & Culture vinha trabalhando com o Museu Nacional desde 2016, com o objetivo de trazer o acervo para a internet e permitir que qualquer pessoa, em qualquer lugar, pudesse ver e aprender com essas peças tão antigas. Agora, pela primeira vez, é possível fazer uma visita virtual ao museu e conhecer a coleção perdida – graças a imagens do Museum View e a exposições online. 
Com a ferramenta do Museum View, é possível mergulhar pelas salas do prédio histórico, além de ver, em detalhes, as peças que ficavam em exposição. Esse tour pode ser guiado com narração em português, inglês e espanhol e também assistido em modo imersivo com o uso de um cardboard ou outros visores de realidade virtual. 

A impressionante diversidade dos artefatos abrigados pelo Museu Nacional narrava séculos de cultura e história natural brasileiras – das borboletas ameaçadas da Amazônia às lindas máscaras e cerâmicas decoradas pelos indígenas. Infelizmente, a destruição de um acervo como esse nos alerta para todos os perigos que ameaçam patrimônios mundiais, e deixa evidente a importância de protegê-los. Os avanços tecnológicos não apenas introduziram novas formas de fazer arte, mas também se tornaram ferramentas fundamentais para conservar as peças e obras mais preciosas do mundo. Embora as imagens não substituam o acervo que se perdeu, elas ajudam a garantir que o público jamais esqueça a coleção.

Os visitantes poderão fazer uma visita virtual ao museu graças a imagens imersivas do Street View, registradas antes do incêndio.

As coleções do Museu Nacional também podem ser descobertas a partir do Google Assistente. Agora, quando você conversar com o assistente inteligente do Google sobre museus, história e até mesmo dinossauros, ele será levado para essa experiência imersiva pelo acervo. Tente dizer: “Ok Google, qual é o seu museu favorito?” e “Ok Google, você gosta de dinossauro?”.
Para conhecer melhor o Museu Nacional do Rio, visite a coleção no Google Arts & Culture e nos aplicativos para iOS e Android.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *